"O justo viverá pela fé": quantas vezes já ouviste esta frase? Já perdeste a conta, certo? Espera... Nunca ouviste? Então vamos tentar esclarecer esta ideia de que os cristãos (justificados) vivem pela fé. E quem melhor do que o Profeta Habacuque para nos explicar este conceito?
Antes de iniciarmos, importa explicar quem foi este Profeta. O pouco que sabemos dele consta apenas da Bíblia Sagrada. Abre já a tua Bíblia no livro de Habacuque para acompanhares.
Sabe-se que o seu nome significa "o que abraça" ou "o lutador", apesar de, para um Profeta, o significado do seu nome não ser historicamente o mais relevante. Sabe-se ainda que era original de Judá, tendo profetizado pouco tempo antes das invasões (babilónicas) de Nabucodonosor (1:6 e 2:3). Pensa-se ainda que Habacuque terá sido um músico levita ao serviço do Templo em Jerusalém (3:19).
Ao contrário dos outros Profetas (maiores e menores), Habacuque foi escrito para o próprio Profeta como uma resposta de Deus às suas orações, e não para o povo de Israel e Judá. Habacuque, naquela época, estava a vivenciar um período de profunda crise espiritual, já que Deus parecia distante e indiferente às terríveis condições espirituais de Judá. Judá, o povo da aliança com Deus, tinha optado por violar as leis de Deus, ignorando as Suas promessas.
Habacuque apresenta características importantes que nos permitem apreciar o carácter único das suas profecias:
1- Profecia para o próprio Habacuque: registou para si as conversas íntimas e particulares que teve com Deus e a consequente revelação profética (que privilégio poder conversar com o nosso Deus, um Deus que nos ouve, que nos chama pelo nome, que fala connosco e se revela diariamente).
2- Contém três tipos de forma literária:
i)- diálogo entre Habacuque e Deus (1:2 a 2:5)
ii)- "ais proféticos clássicos" (2:6-20)
iii)- um cântico profético (3)
3- Habacuque comporta-se de maneira excepcional perante o Senhor:
i)- faz perguntas honestas a Deus (1)
ii)- revela uma fé inabalável na soberania de Deus
(2:4; 3:18 e 19)
iii)- manifesta gosto e gozo da presença de Deus (3:2)
4- O Profeta tem uma visão deslumbrante de Deus no capítulo 3, uma das mais sublimes da Bíblia.
5- Nenhum outro Profeta do Antigo Testamento fala com tanta paixão e certeza a respeito da fé como Habacuque - não só visível pela expressão "o justo, pela sua fé, viverá" (2:4), mas pelo seu próprio testemunho de vida (3:17-19).
Agora que já conheces um pouco mais deste Profeta e leste o seu livro, coloca-te no seu lugar. Olha para a tua condição neste momento e pensa no que te rodeia: uma sociedade imoral e injusta, que parece ter mais a oferecer a quem nega a Deus do que a ti, alguém justo, que tentas dar o teu melhor segundo os princípios em que foste educado. Conta as vezes em que pensas que Deus se distanciou de ti porque não te ouve; conta as vezes em que perguntas a Deus porque não age perante uma sociedade tão corrupta e imoral, esquecida do Deus soberano. Conta as vezes em que confessas a Deus que te sentes abandonado porque os teus planos não correm como desejas, ou porque não te sentes amado como gostarias.
Hoje Deus, através de Habacuque, mostra-nos o Seu propósito: para quem ama e segue a Deus, não é fácil viver neste mundo. Contudo, uma coisa é certa: a cada dia Ele fortalece-nos para continuarmos a nossa caminhada, de mão dada com Ele. Mais, Ele prova-nos que nos ouve - as nossas orações chegam ao Trono da graça de Deus -, fala connosco (seja através da Sua Palavra, de dons espirituais, de um amigo, ...) e revela-se a nós. Basta estarmos atentos!
Mas vamos ainda mais longe: Deus não só nos ouve e vê, nós os Seus filhos, como também ouve e vê aqueles que o negam e ignoram. Tal como prometeu a Habacuque, também estes terão de lhe prestar contas: no tempo certo, Deus fará justiça. A justiça não é nossa, é de Deus. Ora, espera e confia que no momento certo tudo irá parar ao sítio certo. Tal como Habacuque, sê sincero com Deus - conta-lhe, sem medos, as tuas inquietações. Deus alegra-se da nossa sinceridade. É nos momentos em que nos abrimos totalmente para Ele, onde mostramos o nosso eu, que Ele se revela a nós.
A ideia de que o justo (nós, que seguimos a Jesus Cristo, que um dia fomos salvos por Ele) viverá pela fé é, mais de 600 anos depois, utilizada pelo Apóstolo Paulo, que reforça a ideia de que quem crê em Jesus vive pela fé (Romanos 1:7 e Gálatas 3:11). Servimos e seguimos a um Deus invisível, mas que se faz presente nas nossas vidas diariamente.
Venha o que vier, seja bom ou mau, estejas ou não à espera, mantém a tua fé em Deus. Confia que Ele sabe o que faz, Ele sabe o que é o melhor para ti. "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação" Habacuque 3:17,18.
Sem comentários:
Enviar um comentário