segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Estás disposto a arriscar?




Que tipo de riscos estás disposto a correr em nome de Jesus Cristo?


No livro de Rute, Noemi tenta engendrar um plano para que a sua nora, Rute, possa casar e constituir família. Ela diz a Rute para se enfeitar e se apresentar a Boaz, um parente mais velho do que Rute, o qual podia, enquanto "remidor", casar com ela. Rute já havia trabalhado no campo para Boaz e conhecia a sua bondade, mas este não mostrava interesse em casar com uma viúva tão jovem.


Noemi aconselha a jovem a ir até à eira, do lado leste da cidade, à noite, onde Boaz iria dormir enquanto guardava o monte de grãos. Mais, disse-lhe para descobrir os pés de Boaz e deitar-se a seu lado, esperando por ele lhe dizer o que fazer. 

Era, sem dúvida, arriscado para uma mulher jovem atravessar a cidade sozinha, à noite. Era um risco tremendo deitar-se ao lado de um homem, no escuro. "Será que vai aproveitar-se de mim?", terá pensado, com medo. No entanto, Rute caminhou até à eira e, mesmo na escuridão, conseguiu encontrar Boaz a dormir. Levantou as suas vestes, de forma a expor os pés, e deitou-se. 

No meio da noite, Boaz acordou e viu uma mulher perto de si. Sem conseguir decifrar quem é, pergunta: "Quem és tu?", e Rute respondeu: "Sou Rute, tua serva; estende pois a tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor." (Rute 3:9). 

"Estende a tua capa sobre a tua serva" significava literalmente "espalha a tua roupa por cima de mim", o que era um compromisso de casamento. Actualmente seria como dar um anel de noivado - sela o compromisso do noivado. Rute não esperou que Boaz fizesse o que entendesse, como a sogra lhe havia aconselhado. Deixou logo escapar a proposta de casamento!

Foi um grande risco da parte de Rute! Em primeiro lugar porque, olhando à cultura de então, não era certo uma mulher propor casamento a um homem; em segundo lugar, porque é a pessoa mais velha quem deve propor e, em último lugar, porque Boaz era patrão de Rute!

Noemi disse a Rute para permanecer em silêncio, mas esta não aguentou. Como iria reagir Boaz? Ia rejeitá-la? Grande risco que Rute correu!

O que estás disposto a arriscar por Jesus?
Todos os dias ouvimos histórias reais de pessoas que decidem abandonar as suas vidas e partir para servir a Deus. Umas sozinhas, outras em família, largam toda uma vida de conforto, bem-estar emocional e  sucesso profissional e partem para outras cidades e países para servirem a Deus. Arriscam tudo em nome de Jesus. E nós? Nós ficamos nervosos quando pensamos apenas em convidar um amigo para ir à igreja!

Como terminou a história de Rute? Bom, Deus abençoou os seus passos. Ele abençoa quem é obediente. Boaz aceitou Rute, protegendo-a. Não lhe tocou num único fio de cabelo e decidiu tomá-la como esposa, de acordo com a Lei. Pediu a Rute que não contasse a ninguém sobre o que se havia passado, para que o povo não murmurasse e a sua honra fosse mantida. Casaram e tiveram um filho, Obede (pai do Rei Davi). A ousadia de Rute levou-a mais além, sempre dentro dos planos que Deus tinha para ela. Do seu ventre saiu a ascendência de Jesus!

Jesus Cristo arriscou tudo por nós. Mais, Ele DEU tudo por nós. Deixou a glória do Pai, fez-se homem, foi humilhado, castigado e torturado, pregado a uma cruz, morto. Tudo para nos salvar. Ele deu tudo e nós? Nós deveríamos estar dispostos a correr riscos por Ele.

Pensa no que estás disposto a fazer para Jesus. Sê ousado! 

Sem comentários:

Enviar um comentário